A Proposta Pedagógica da Fazendinha é fundamentada pelas teorias construtivista, sócio-interacionista e outras mais. Buscamos atualização constante sobre os aspectos específicos do desenvolvimento infantil, mantendo uma perspectiva aberta e ampla em nossa metodologia. Nosso objetivo é estimular a criança na busca da aprendizagem, oferecendo-lhe desafios e proporcionando momentos ricos de interação com outras crianças, educadores e com o próprio espaço e materiais a ela oferecidos. Considera-se a criança em seu contexto histórico/social, levando-a a promover vivências significativas.
Nossa Proposta Pedagógica integra as atividades de cuidar e educar. E um dos principais recursos utilizado é a brincadeira, pois é através dela que a criança começa a aprender, a imaginar, se organizando e consequentemente atribuindo sentido a sua realidade.
À nossa proposta somam-se o desenvolvimento da autonomia da criança, da cooperação e da formação de valores, entendendo a criança como sujeito participativo nestes processos.
Na organização das Atividades e Projetos, a intenção pedagógica é enriquecer, não só os recursos oferecidos à criança, mas também suas interações, aumentando suas hipóteses na construção de idéias e visão de mundo.
As atividades e projetos são organizados para uma mesma faixa etária e também para a interação entre elas.
Na rotina de nossas crianças, promovemos além do convívio com os pares da mesma turma, atividades em pequenos grupos e atividades de integração entre as diferentes faixas etárias.
A brincadeira é fator educativo, as crianças aprendem brincando e através da brincadeira integramos as diferentes áreas do conhecimento.
A brincadeira é fator educativo, as crianças aprendem brincando e através da brincadeira integramos as diferentes áreas do conhecimento.