Educação Infantil

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, é um segmento com identidade própria e precisa ser reconhecida no domínio específico da pedagogia da infância, deixando de ser reduzida a uma fase anterior do que está por vir na vida da criança, sendo concebida apenas como uma etapa preparatória. A educação infantil, assim como a criança pequena, não é um vir a ser… ela é!

As pesquisas na área da neurociência têm nos informado que a qualidade dos cuidados e das interações nos primeiros meses e anos de vida de uma criança, são fundamentais para o seu aprendizado e desenvolvimento. Junto a isto, já existem diversas investigações que apontam para os benefícios obtidos pelas crianças pequenas quando estão inseridas em contextos educativos de qualidade.

E nós da Fazendinha, neste caminho de mais de 30 anos de existência, acreditamos em uma educação infantil contemporânea, detentora de uma especificidade e diversidade pedagógica.

Mas que especificidade é essa da pedagogia da infância, da referida pedagogia dos começos? O que se entende como contextos educativos de qualidade para as crianças da primeira infância? Venham nos conhecer!!!

A criança

Acreditamos em uma concepção de criança que a reconhece como sujeito de direitos, competente, com potencialidades, interessada por conhecer o que a rodeia, e com forte desejo de interagir e se relacionar com o ambiente.

Reconhecemos a peculiaridade no modo de aprender das crianças, valorizando o brincar, respeitando sua autonomia, múltiplas linguagens e oportunizando contextos que promovam sua expressividade.

Nossa proposta

Neste domínio específico da pedagogia da infância, nosso projeto educacional tem como foco a criança, suas curiosidades e interesses. A criança em sua singularidade, a criança em relação com as outras crianças, os adultos, o ambiente da escola e com o mundo.

Nosso projeto educativo, é inspirado na abordagem Pikler e nos princípios e práticas das Pedagogias Participativas de base socioconstrutivista; abordagem de Reggio Emilia e a proposta de Elinor Goldschmied, todas referência mundial em educação infantil.

Num mundo globalizado e interconectado, nos mantemos em rede com os estudos e pesquisas contemporâneos, mas sempre com o cuidado de os contextualizar a nossa cultura e valores. O projeto é acompanhado e supervisionado por toda a equipe técnica: psicóloga, pediatra, nutricionista, pedagoga e conta com a participação ativa de nossos educadores.

Reconhecendo a peculiaridade no modo de aprender das crianças e suas múltiplas linguagens, atribuímos ao ambiente, grande valor pedagógico, pois será através dele que as crianças encontrarão os suportes para suas pesquisas e a construção de seus pensamentos.

As crianças aprendem e se relacionam na experiência, e neste sentido, todo o espaço da CASA de NOSSA ESCOLA, é das crianças. Nossos ambientes são pensados para que no uso cotidiano dos espaços, as crianças vivam sua autonomia, construam significados e relações de qualidade.

Na ação pedagógica, a intenção é enriquecer, não só os recursos oferecidos às crianças, mas também suas interações. As atividades e projetos são organizados para a mesma faixa etária e também para a interação entre elas.

Neste espaço social que é a escola da infância, estar e fazer parte de um grupo, é oportunidade de conviver com semelhanças e diferenças, o que apoiará a construção da identidade da criança e a construção de percursos de aprendizados individuais e coletivos.

Nosso projeto educativo, contempla amplas possibilidades de conhecimento, que vão além do acesso aos saberes do patrimônio cultural já existente, reconhecendo nas crianças, suas competências para pesquisar, descobrir, comunicar, construir significados e assim, criar uma cultura própria da infância.

Musicalidade

A música faz parte do nosso cotidiano e está presente em diferentes momentos do dia de diversas formas; nas contações de histórias, nas brincadeiras, rotinas e projetos. Além de todos estes momentos que fazem parte do tempo da escola da infância, nossas crianças têm aula de música com professor especializado.

Artes

Reconhecendo as múltiplas linguagens das crianças pequenas, nossas crianças têm encontros semanais com uma atelierista, professora de artes. Os projetos desenvolvidos nestes encontros(aulas), podem ser específicos de uma turma, ou estar em integração com toda a creche.

Atividades extras

Inglês

Este projeto é diário, e está integrado ao nosso projeto educativo, respeitando as especificidades da infância, tempo e linguagens.

A proposta é inserir a criança a partir dos 2 anos no aprendizado do inglês global, de forma dinâmica e interativa, desenvolvendo todas as habilidades necessárias para a utilização da língua: compreensão oral, fala, leitura e escrita, adequados a cada faixa etária.

A estrutura da sala referência, equipada com recursos multimídia, foi montada de forma a atender ao Programa Pedagógico. Utilizam-se elementos lúdicos variados: acervo literário no idioma, vídeos, música, computador, projetor multimídia, jogos, objetos não estruturados, brinquedos e brincadeiras. É tudo muito divertido!

Capoeira e Dança

Estas atividades são realizadas nos espaços da Fazendinha com o professor referência da atividade e um de nossos educadores. O objetivo é proporcionar maior segurança para as crianças e integração entre os adultos envolvidos no projeto, acompanhando o processo de desenvolvimento de cada criança.