Alimentação

Princípios técnicos da alimentação na Fazendinha

A proposta da nutrição na Fazendinha e voltada para as especificidades da alimentação nos primeiros anos da infância, e considera; o cuidado e conhecimento sobre a preparação dos alimentos e às necessidades nutricionais da criança.

A Fazendinha tem sua cozinha estruturada para atender exclusivamente o preparo dos alimentos das crianças, garantindo a qualidade e controle nos alimentos oferecidos. Louças e utensílios de uso individual, ou coletivo, seguem uma cuidadosa rotina de higiene. A conservação e cuidado com as embalagens utilizadas obedecem também às normas da legislação.

Nosso trabalho com a nutrição infantil é um compromisso com o estabelecimento de uma construção sadia e consciente por parte das crianças com o alimento e o ato de comer.

Para isso temos o cuidado de ofertar legumes, verduras, frutas e preparações frescas, para cada refeição em cozinha própria. Todas as refeições são preparadas diariamente com alimentos frescos, temperos naturais, alimentos integrais e a confecção no momento de servir.

O Cardápio é elaborado por nossa nutricionista considerando as necessidades nutricionais das crianças e contemplando casos de restrições alimentares.

A alimentação e as crianças na fazendinha

Além de nutrir, nossas refeições reforçam a relação saudável com o momento de se alimentar, respeitando o tempo das crianças e criando um ambiente propício ao estabelecimento de hábitos alimentares adequados.

Nosso Projeto em Educação Nutricional é pensado considerando toda a especificidade na forma de aprender das crianças na primeira infância. Sendo o conhecimento construído através de experiências significativas, são propostas aulas experimentais de culinária (com preparação de receitas e posterior consumo), aulas em refeitório (com itens do universo alimentar para trabalhar conteúdos interligados) e degustações.

Trabalhamos a comida e o alimento como referência cultural, valorizando e respeitando a diversidade de sabores e saberes da cultura alimentar. Assim como destacamos a importância nutricional dos mesmos no sentido de educar para uma alimentação saudável.

Valorizamos o nutrir e o comer, criando um vínculo e uma relação positiva com a alimentação.

Dentro do nosso Projeto Educacional, que é especificamente concebido para a primeira infância, os espaços da Casa são reconhecidos como lugares de convívio e de conectar descobertas e conhecimentos. E o nosso refeitório é um desses lugares de encontro…

Ter um lugar específico para as refeições, sentar à mesa com os amigos e descobrir juntos novas formas, cores e cheiros, é para as crianças, algo muito especial. No cotidiano destas ações da escola da infância, as relações e aprendizados são vividos e construídos inteiramente.